O verão despediu-se para dar espaço ao Outono!

Sob a luz dourada do outono, a Natureza transforma-se. Os últimos frutos são colhidos e as colheitas guardadas para o Inverno. As folhas secam, caem das árvores e os campos vestem-se numa profusão de tonalidades de cores inimitáveis onde predominam os vermelhos, amarelos, laranjas e castanhos, fruto de dias secos e ensolarados seguidos de noites frias.

A transição do clima que se dá no Outono: o vento e o frio, apresentam desafios ao nível do cabelo e da pele. Abaixo encontra algumas dicas de como os pode ultrapassar e conseguir um cabelo brilhante e macio e uma pele hidratada.

Muita gente pensa que devemos ter cuidados especiais com os cabelos somente no verão, devido à sobre-exposição ao sol, ao sal da água do mar e cloro das piscinas. Depois de enfrentar as altas temperaturas do verão, muita gente comemora a chegada do clima ameno do outono. A transição do clima que se dá no Outono: exigem cuidados especiais com o cabelo e com a pele devido essencialmente ao vento, à redução da humidade do ar e à baixa da temperatura.

Esta estação, que fica no meio do caminho entre o calor e o frio, está associada à perda de cabelo. Não há razões para entrar em pânico. A renovação capilar faz-nos perder entre 50 a 100 fios de cabelo por dia, mas saiba que, com os cuidados adequados, por cada fio que cai, outro vai nascer nesse mesmo folículo. Quando a queda é maior do que a média é aconselhável o uso de um shampoo de fortalecimento.

Mas a queda de cabelo não é o único problema que o Outono traz: a variação climática e o tempo mais seco podem acabar prejudicando os fios se eles não forem cuidados da maneira correta. Ressecamento, sensibilidade e perda de viço podem ocorrer pelo que para ter um cabelo com aspeto saudável, bonito e limpo, aconselhamos que lave o cabelo com água fria/tépida já que a água quente é inimiga do cabelo, deixando-o ressecado, sem brilho e sem movimento por dilatar as cutículas. A água fria/tépida e o uso de condicionador ajudam a fechar a cutícula e conferir brilho extra em especial aos cabelos pintados e com madeixas.

O aumento do frizz também está entre os malefícios do outono, deixando o cabelo com o efeito arrepiado que acaba atrapalhando o visual. Mas, para evitar o problema, basta usar um condicionador adequado.

Para uma hidratação profunda uma vez por semana pode usar o condicionador como um sérum apenas nas pontas, uma vez por semana, ou seja, sem enxaguar.

Esta estação mais seca, provoca a desidratação e o aumento da sensibilidade da pele, potenciando danos mais profundos como, por exemplo, o seu envelhecimento precoce. Nesta altura do ano, a nossa pele tem tendência a produzir menos óleo natural e baixam os níveis de sudação, pelo que é crítico repor os níveis ideais de água e fortalecer a barreira protetora da pele.

A pele perde sua barreira natural de proteção, apresentando-se mais seca. Com baixas temperaturas à noite, típicas da época, as pessoas tendem a tomar banho mais quente, o que causa uma perda ainda maior da proteção. A falta de hidratação provoca comichão que, por vezes é confundida, com alergia. Para minimizar este problema escolha sabonetes sólidos com óleos vegetais como o óleo de coco e azeite, poderosos hidratantes.

Nessa estação, assim como no inverno, os produtos hidratantes devem ser usados diariamente, principalmente após o banho, tanto no rosto como no corpo. E não esqueça as mãos e os pés que por terem menos glândulas sebáceas precisam de cuidados especiais já que a pela nessas zonas seca com mais facilidade podendo mesmo abrir gretas.

Mas a alimentação também contribuir para minimizar o impacto desta estação na pele. O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, o limão, a pera, abacate ou abacaxi/ananás, entre outras e vegetais, como os brócolos, o repolho, a alface, o tomate e a cenoura, são aconselhados para esta estação.

É muito comum diminuir a ingestão de líquidos o que é errado. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás.

1