Como podemos não amar Lavanda? É de baixa manutenção e tolerante à seca, atrai abelhas e borboletas e as suas propriedades são diversas. Pode ser usada em cosméticos, remédios e culinária. A sua maravilhosa fragrância é refrescante, limpa e muito reconfortante.
Queres saber o que fazer com a Lavanda que cultivaste no teu quintal? De sabonetes a scones e sprays, reunimos várias maneiras maravilhosas de fazer bom uso da tua Lavanda. Para desfrutar dela durante todo o ano, seca e preserva-a pendurando pequenos molhos de cabeça para baixo num local escuro e seco até que a humidade se tenha evaporado.
1. Óleo Infundido de Lavanda
Este óleo com infusão de lavanda pode ser usado para massajar as pernas cansadas, aplicado em picadas de insetos que causam comichão, esfregado no couro cabeludo escamoso e usado como ingrediente em receitas de pomadas, loções, cremes e outros. A vida útil do óleo infundido coado é de cerca de 9 meses a um ano.
Para o fazeres, enche um frasco até metade com flores secas de lavanda. Cobre com o teu óleo favorito até o topo do frasco. (sugiro óleo de girassol, azeite ou óleo de amêndoas doces).
Tapa o pote de lavanda e óleo e guarda num armário cerca de 4 a 6 semanas, agitando ocasionalmente conforme te lembrares. Passado o tempo de infusão, coar.
2. Bálsamo de Lavanda
Esta receita usa o óleo infundido que fizémos acima. É ótimo para esfregar nas pernas e músculos cansados e massajar as têmporas e a nuca quando estiveres com dor de cabeça. É também um condicionador de pele potente, por isso ajudará a amaciar e suavizar a pele seca.
Ingredientes:
100 g de óleo infundido de lavanda
15 g cera de abelha ou, para uma opção vegan, usa metade do peso de cera de candelilla.
Como fazer o bálsamo de lavanda:
Combina os ingredientes num recipiente resistente ao calor. Coloca-o numa panela contendo 2,5 ou 5 cm de água. Coloca a panela em lume médio-baixo e aquece até que tudo esteja derretido. Adiciona algumas gotas de óleo essencial de lavanda (opcional) e despeja em latas ou potes.
O prazo de validade dos bálsamos caseiros é de cerca de 9 meses a 1 ano.
3. Loção em Barra de Lavanda
Barras de loção são a melhor coisa para pele seca e áspera. São fáceis de fazer e também são presentes maravilhosos!
Costumo fazer loções em barra com partes iguais de óleo, manteiga e cera de abelha medidas em volume, mas também incluí os pesos correspondentes em gramas, para quem preferir usar uma balança.
Ingredientes:
1/4 chávena (52 g) de óleo infundido de lavanda,
1/4 chávena (28 g) cera de abelha ou, para uma opção vegan, usa metade do peso de cera de candelilla,
1/4 chávena (44 g) manteiga de karité, manga ou cacau
Como fazer barras de loção de lavanda:
Combina os ingredientes num recipiente resistente ao calor. Coloca-o numa panela contendo 2,5 ou 5 cm de água. Coloca a panela em lume médio-baixo e aquece até que tudo esteja derretido. Adiciona algumas gotas de óleo essencial de lavanda e despeja em moldes de silicone resistentes ao calor.
Para usar, esfrega a barra de loção sobre a pele sempre que estiver seca. Estas barra são especialmente úteis para tratar pés, joelhos e cotovelos ásperos. Armazena as tuas barras de loção numa área fresca, longe da luz solar direta e elas terão uma vida útil de cerca de 9 meses a um ano.
4. Mousse Corporal de Lavanda
Verdadeiramente maravilhosa, esta mousse para mãos e corpo é feita com óleo infundido de lavanda e manteiga de karité.
Ingredientes:
198 g de manteiga de karité
70 g de óleo de girassol com infusão de lavanda
30 gotas de óleo essencial de lavanda
Como fazer mousse corporal de lavanda:
Coloca a manteiga de karité numa tigela alta e estreita e bate por vários minutos com uma batedeira.
Quando a manteiga de karité estiver leve e fofa, adiciona todos os outros ingredientes.
Para evitar salpicos, continua a bater em velocidade baixa, aumentando gradualmente à medida que tudo se incorpora. Bate por mais alguns minutos ou até atingir uma consistência fofa e cremosa.
Distribui por frascos e tapa bem. A vida útil é de pelo menos 6 a 9 meses. Após vários meses de armazenamento, a mousse começará a assentar um pouco. Deves conservá-la fora do calor direto ou da luz solar pois pode derreter.
Esfrega uma pequena quantidade na pele seca, conforme necessário. Muito pouco faz muito!
5. Exfoliante para as Mãos com Mel de Lavanda
Um exfoliante deixa a pele macia, sedosa e suave. É especialmente maravilhoso para usar nos pés, cotovelos e joelhos.
Ingredientes:
1/2 chávena de açúcar de cana
1 a 2 colheres de sopa de óleo infundido de lavanda
1 colher de chá de mel
algumas gotas de óleo essencial de lavanda.
Como fazer:
Junta todos os ingredientes numa tigela e mistura bem. Dependendo de quão fino ou grosso é o açúcar, podes adicionar um pouco mais de óleo de cada vez até obter a consistência da tua preferência. Se parecer muito oleoso, adiciona mais açúcar.
A receita dá um pequeno pote de 120g. Para usar, retira e esfrega suavemente nas áreas secas da pele. Enxagua bem com água morna.
6. Chá de Lavanda
Alivia as dores de cabeça e aprecia o sabor desta flor tomando chá de Lavanda caseiro perfumado.
A lavanda pode ser preparada da mesma forma que qualquer outro chá, com a proporção de uma colher de chá de lavanda para 250ml de água quente, deixando em infusão 5 a 7 minutos.
Alguns acham o sabor muito forte quando preparado dessa maneira. Se for esse o teu caso mistura também com outras ervas, como a camomila. As notas doces de mel da camomila e o sabor floral fresco da lavanda criam um chá que é tão reconfortante para o teu paladar quanto é para tua dor de cabeça.
7. Aromatizador de Chuveiro
Amarra um ramo de lavanda com um pouco de eucalipto e pendura no teu chuveiro.
O vapor da água quente ajudará a difundir o cheiro relaxante da lavanda deixando a tua casa de banho com cheiro de spa.
8. Tintura de Lavanda
Alguns usos da tintura de lavanda incluem esfregar nas têmporas para aliviar dores de cabeça ou insónias, aplicar diretamente no couro cabeludo e escovas/pentes como repelente de piolhos e, diluída com água (30 gotas em 1/2 chávena de água) para tratar feridas e infecções na pele.
Para fazer uma tintura com flores frescas:
Enche um frasco de vidro até metade com flores de lavanda e adiciona vodka até o topo. Tapa, agita e guarda em local fresco e escuro por 4 a 6 semanas antes de coar.
Para fazer uma tintura com flores secas:
Usa uma proporção aproximada de 1 parte de flores secas para 5 partes de álcool. As flores secas expandem, por isso deves deixar espaço livre. Tapa, agita e guarda em local fresco e escuro por 4 a 6 semanas antes de coar.
A vida útil da tintura de lavanda é de pelo menos um ano, mas provavelmente permanecerá útil por muito mais tempo do que isso. Armazena fora da luz solar direta e calor elevado.
9. Sais de banho de Lavanda
Estes sais de banho de lavanda são incrivelmente fáceis de fazer. Despeja-os num pote de vidro, amarra uma etiqueta com uma fita bonita e terás uma ideia rápida de presente de última hora!
Ingredientes:
1 chávena de sal Epsom
1/4 chávena de sal marinho
1/4 chávena de flores de lavanda secas
algumas gotas de óleo essencial de lavanda.
Para fazer sais de banho de lavanda:
Mistura e guarda num pote de vidro bem fechado.
Para usar, despeja os sais de banho num saquinho de musselina de algodão ou numa meia velha e limpa. Amarra bem e esfregua em todo o corpo enquanto tomas duche.
Estes sais de banho permanecerão frescos e utilizáveis por cerca de 6 a 9 meses, ou até que a cor das flores desapareça.
10. Vinagre de Lavanda
Um produtos multiusos, este vinagre com infusão de flores de lavanda pode ser usado como amaciador de roupa, acabamento anti frizz e brilho para o cabelo cabelo, e até como spray anti moscas ou limpa vidros.
Só precisas de dois ingredientes para o fazer:
Flores de lavanda
Vinagre de cidra
Para fazer o vinagre de lavanda:
Põe as flores de Lavanda num frasco e cobre com vinagre.
Tapa e guarda em local escuro durante algumas semanas, agitando periodicamente. Se não tiveres lavanda fresca, podes usar seca. Se não tiveres uma tampa não metálica, usa papel manteiga entre a tampa e o vinagre para evitar ferrugem.
Como amaciador de roupa, usa 1/4 de chávena de vinagre + 3/4 de chávena de água para uma máquina de roupa.
Para outros fins, põe num frasco com pulverizador e usa o necessário.